Cálculos cervejeiros 1 - Quantidade de Malte

Olá pessoal!

Hoje vamos começar aqui uma série de posts sobre como fazer cálculos para sua cerveja. A ideia é trazer sempre uma nova informação para ajudar você a fazer sua própria receita e se livrar de uma vez por todas dos kits que são vendidos em lojas.

Quando comecei a fazer minhas cervejas, e sei que também essa é uma dúvida de todos, não sabia exatamente como calcular a quantidade de insumos que eu precisaria usar para desenvolver minhas receitas.

malte e cia

As primeiras perguntas que me vinham em minha mente eram: Quanto eu preciso de malte? Em qual proporção? Por que quando pego uma receita pronta existe sempre aquela quantidade de malte com peso tão detalhado (2,35 kg por exemplo)?

A resposta para essas perguntas está exatamente no volume de cerveja que pretendo fazer e qual a densidade que quero atingir.

Aí surge uma nova pergunta! Mas qual densidade eu quero atingir afinal se não sei ainda fazer uma receita????

É verdade, ninguém que é novo na arte de fazer cervejas precisa exatamente saber qual densidade é ideal para determinada receita! Mas calma! Existe uma saída muito simples.

A primeira coisa que vamos fazer é determinar qual estilo de cerveja pretendemos fazer. Depois disso, vamos dar uma estudada nessa cerveja, quais são as faixas de cor (SRM), teor alcoólico (ABV), densidade original (OG) e final (FG), amargor (IBU), insumos usados, etc.

Para isso vamos usar o Guia de Estilos da BJCP (Beer Judge Certification Program), que é um dos mais utilizados no mundo (Para baixar clique aqui), e vamos observar as informações do estilo escolhido.

Bom, como um bom começo, vamos fazer a clássica cerveja dos iniciantes e que todos gostam: Uma Pale Ale, aliás, vamos fazer uma American Pale Ale (APA) pra subir um nível e não cair no senso comum de sempre começar com a pale ale rsrss.

A primeira coisa a fazer é analisar as estatísticas. Uma APA possui as seguintes informações:

OG: 1.045 – 1.060
FG: 1.010 – 1.015
IBUs: 30 – 50
SRM: 5 – 10
ABV: 4.5 – 6.2%

Ok, então vamos agora escolher se a gente quer uma cerveja mais alcoólica, ou menos. Podemos fazer isso pela densidade original. Quero uma cerveja ali por volta dos 5%.

Olhando os dados acima, posso supor que 1.045 se refere à 4.5% por ser a densidade mais baixa, logo seria o teor alcoólico mais baixo também. Então vamos fazer o seguinte, escolho uma densidade de 1,050 pra dar um teor de 5%, beleza? (claro, existem cálculos para isso, mas vamos começar de mansinho rs).

Agora vamos à nossa brincadeira pra valer, que é calcular o peso total do malte a ser utilizado. Para isso usamos o seguinte cálculo:

Ptm = 5.vol.[OG-1,0]

Onde Ptm é o peso total do malte, vol é volume da cerveja fabricada em litros e OG a densidade original.

Supondo que iremos fazer 20 litros, nosso cálculo será o seguinte

Ptm = 5 . 20 . [1,050 - 1,0]
Ptm = 5

Ou seja, vamos precisar de 5 quilos de malte para fazer uma receita de 20 litros de APA quer irá atingir 1,050 de densidade original!

Bem simples não? Agora vem a pergunta, como vou dividir essa quantidade pelos maltes que vou usar, e quais maltes eu vou usar???

Bom, dizer quais maltes você irá usar é complicado, a variedade é enorme, e depende de diversos fatores, qual cor vc vai querer, sabor, etc.

Então aí vão algumas dicas:

1 - Observe no BJCP ou em conversas com outros cervejeiros quais maltes são mais adequados para aquela receita;
3 - Leve em consideração a tradição e a matéria prima da região onde o estilo foi criado;
2 - Comece sempre pelo malte base, defina um percentual para sua receita. Lembre-se, malte base você pode utilizar até 100%, portanto muito cuidado na utilização de maltes especiais, torrados, caramelos... verifique a informação do fabricante qual a quantidade máxima desse malte em uma receita (sempre em porcentagem).

Tradicionalmente e também indicado no BJCP, vamos utilizar o malte pale ale como base, mas você pode optar por usar o pilsen.

Escolho também o pale ale pois quero dar um pouco mais de sabor de malte na cerveja e uma cor um pouco mais intensa do que o pilsen.

Vou definir então a utilização de 85% de base na minha receita e dividir o restante entre dois outros maltes, que irão me dar mais cor e sabor. 10% de carahell, que vai adicionar corpo à cerveja, dar um leve dulçor caramelizado e elevar a cor. 5% de crystal malt, que vai dar um brilho dourado e ainda estabilizar a espuma da cerveja!

Em resumo, vamos montar nossa receita assim:

Pale Ale = 4,2 kg
Carahell = 0,5 kg
Crystal 110 = 0,3 kg

Espero que tenha gostado do artigo e em breve volto com mais cálculos cervejeiros!

abraçãoooooooooo



Comentários

  1. Boa tarde, como eu faço para estimar a OG da cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que ter em mente qual estilo vai produzir, depois vc pode utilizar o bjcp para consultar qual a faixa de gravidade que o mosto deve ter, sempre depois da apresentação de cada estilo no guia tem os dados para se basear como OG, FG, IBU, ABVe SRM,

      tem o link na publicação para download do guia do bjcp

      Excluir
  2. Boa tarde. Interessante essa fórmula simplificada para cálculo estimado da quantidade de maltes para a receita.
    Fiquei em dúvida sobre qual a eficiência de brassagem estimada para aplicação dessa fórmula. Você teria essa informação?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculos Cervejeiros - Levedura

Cálculos cervejeiros - Lúpulo e Amargor